Pesquise no blog
segunda-feira, 19 de março de 2012
Relatório da aula 06/03 (Terça-feira)
Na aula do dia 06/03, trabalhamos com o livro fazendo exercícios de interpretação de texto, cujo este texto dizia sobre revoltas populares em Normandia, Viry e Jacquerie entre os séculos X até XIV. Foram revoltas a fim da liberação do uso de espaços, liberdade de escolha e outros(feita pelos camponeses, trabalhadores, servos, etc). Assim como os nobres tinham esse direito.
Relatório da aula 05/03 (Segunda-feira)
Na aula de 05/03, nós começamos a trabalhar com o livro e analisar sobre imagens que indicam revoltas e manifestos populares, abaixo veja as especificações de cada uma:
Imagem 1 - Destaca-se a quantidade de policiais e a grade de segurança para conter a população e impedir a "marcha dos SEM" (sem terra, sem teto, sem escola, sem saúde), Porto Alegre - 2003.
Imagem 2 - Destaca-se a fileira de tanques de guerra fortemente armados contra um jovem que se mantinha á frente deles tentando impedir a formação dos tanques, Praça da Paz Celestial, China - 1989.
Imagem 3 - Destaca-se o título "A Maré da Democracia", uma grande multidão com bandeiras fazendo uma manifestação livre, Beirute - 2003.
terça-feira, 28 de fevereiro de 2012
Relatório da aula 28/02 (Terça-feira)
Na aula de 28/02, a professora comentou sobre a mudança nas aulas (teremos mais aulas práticas) e voltou a falar do blog, suas principais regras são:
1 - Não faltar às aulas com frequência, e quando faltar, pegar o conteúdo da aula com seu Anjo ou Protegido.
2 - Anotar no caderno tudo o que a professora explica e escreve no quadro.
3 - Em casa, faça a lápis no seu caderno de aula, um resumo / relatório do que foi explicado na sala de aula.
Também discutimos o verso "quanta coisa que eu tinha a dizer, mas eu sumi na poeira das ruas", que será o tema do capítulo 1 do nosso livro didático.
Primavera Árabe

A Primavera Árabe está sendo protestos e manifestos dos árabes na região do Oriente Médio e norte da África desde 18 de Setembro de 2010. Até a data, já ocorreram revoluções na Tunísia (onde se iniciou) e Egito, uma guerra civil na Líbia, protestos numerosos em Argélia, Iraque, Jordânia, Síria, Iémen e protestos menores em Kwait, Líbia, Arábia Saudita e outros.
Dentro dessa revolução, estão acontecendo manifestos, protestos civis, greves, utilização para a divulgação em redes sociais, e etc.
Aconteceu porque os países menores não tinham seu reconhecimento como um país do "mundo árabe", até que em 18 de Setembro de 2010, na Tunísia, acontecera a autoimolação de Mohamed Bouazizi e grandes manifestações públicas. 10 dias depois, na Argélia começaram também mais protestos.
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
Relatório da aula 27/02 (Segunda-feira)
Na aula de 27/02, discutimos sobre a mudança no território e geografia na Europa e Ásia, onde começamos falando da Idade Antiga, quando haviam os grandes reinos responsáveis por essas áreas:
- O Império Persa tinha seu território em maior quantidade no Oriente Médio, Egito, península Arábica.
- O Império Mongol tinha seu território na região da Mongólia, que depois a expandiu para a China também.
- O Império Romano tinha seu território por toda a península Itálica e norte da África.
Estes impérios tinham predominância nessas áreas.
Depois avançamos para a Idade Média, quando os árabes muçulmanos saíram da região do Oriente Médio e invadiram a Europa (península Ibérica) e norte da África. Junto, nessa invasão, haviam os vikings, vindos da península Escandinava.
Discutimos também o significado do termo "Opressão" (pessoas ricas contra pessoas pobres, um povo forte contra um povo fraco,etc) e a sua presença na sociedade antiga e atual:
A Primavera Árabe (post acima)
Problemas de "cerca no Nordeste" (exemplo de mim mesmo): um latifundiário expande suas terras e começa a ter alianças com o governo municipal, após isso, na construção de açudes, feita pelo governo, eles constroem dentro das terras do latifundiário, desde então o minifundiário (agricultura de subsistência) precisa de água e para pegá-la dentro das terras ele precisa prometer que votará no prefeito ou governador do estado que construiu este açude.
Relatório da aula 24/02 (Sexta-feira)
Na aula de 24/02, discutimos sobre o projeto do blog, terão várias formas de criar (em dúpla, trio ou individual), onde terão os relatórios das aulas. Poderão ser postados resenhas, relatórios, vídeos, ilustrações, fichamentos. É obrigatório atualizá-lo com os relatórios diários.
Inauguração!
Assinar:
Postagens (Atom)

