Pesquise no blog

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Relatório da aula 27/02 (Segunda-feira)

Na aula de 27/02, discutimos sobre a mudança no território e geografia na Europa e Ásia, onde começamos falando da Idade Antiga, quando haviam os grandes reinos responsáveis por essas áreas:
- O Império Persa tinha seu território em maior quantidade no Oriente Médio, Egito, península Arábica.
- O Império Mongol tinha seu território na região da Mongólia, que depois a expandiu para a China também.
- O Império Romano tinha seu território por toda a península Itálica e norte da África.

Estes impérios tinham predominância nessas áreas.
Depois avançamos para a Idade Média, quando os árabes muçulmanos saíram da região do Oriente Médio e invadiram a Europa (península Ibérica) e norte da África. Junto, nessa invasão, haviam os vikings, vindos da península Escandinava.
Discutimos também o significado do termo "Opressão" (pessoas ricas contra pessoas pobres, um povo forte contra um povo fraco,etc) e a sua presença na sociedade antiga e atual:

A Primavera Árabe (post acima)
Problemas de "cerca no Nordeste" (exemplo de mim mesmo): um latifundiário expande suas terras e começa a ter alianças com o governo municipal, após isso, na construção de açudes, feita pelo governo, eles constroem dentro das terras do latifundiário, desde então o minifundiário (agricultura de subsistência) precisa de água e para pegá-la dentro das terras ele precisa prometer que votará no prefeito ou governador do estado que construiu este açude.


Nenhum comentário: